
 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013 

 
 

 1 

Televisão no Paraná: o papel da política nas concessões de canais e na formação de 

redes (1960-1985)
1
 

 
Osmani Ferreira da COSTA

2
 

Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR 

 

 

RESUMO 

 

O modelo concentrador de canais e redes de televisão (TV) comercial e com sinal 

aberto sob o controle de poucos grupos empresariais e políticos – importante barreira à 

democratização das comunicações de massa – não é novidade no Brasil e teve origem na 

ditadura militar (1964-1985). No Paraná, as duas primeiras emissoras de TV entraram no ar 

em 1960, em Curitiba. Outras dez foram implantadas até o fim do regime de exceção, em 

março de 1985. Quase todas as 12 concessões daquele período foram conseguidas por meio 

de relações políticas apoiadas pelo Palácio Iguaçu, sede do governo estadual. Este texto – 

que objetiva descrever, analisar e interpretar as mais significativas dessas negociações e 

suas consequências na história da TV paranaense – é resultado de uma pesquisa que teve 

como fontes três jornais diários e nove entrevistas com concessionários e ex-diretores de 

canais, além de bibliografia correlata.  

 

 

PALAVRAS-CHAVE: televisão; política; concessões; canais; Paraná.  

 

 

A instalação inicial, o desenvolvimento e a consolidação definitiva do setor 

televisivo comercial no Paraná aconteceram, concomitantemente, com o desenrolar das três 

primeiras fases da televisão em São Paulo, no Rio de Janeiro e em grande parte do país: a 

elitista, a populista e a tecnológica. A primeira fase nacional transcorreu de 1950 a 1964, 

época em que entraram em funcionamento as emissoras pioneiras e o aparelho televisor 

ainda era considerado um artigo de luxo para poucas famílias, notadamente nas capitais dos 

principais estados. No Paraná, esta fase elitista ocorreu de 1960 a 1963, com a instalação 

dos três primeiros canais, em Curitiba e Londrina. Foi o período embrionário da TV em 

preto e branco, com programas quase que completamente locais e apresentados ao vivo, 

ainda sem a presença do videoteipe (VT) e das transmissões por micro-ondas, e cujas 

concessões tinham sido outorgadas antes da aprovação do Código Brasileiro de 

Telecomunicações (CBT).  

                                                 
1
 Trabalho apresentado ao GP Políticas e Estratégias de Comunicação do XIII Encontro dos Grupos de Pesquisa em 

Comunicação, evento componente do XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.  
2
 Doutor em História, mestre em Sociologia, jornalista e professor adjunto de Comunicação Social/Jornalismo na 

Universidade Estadual de Londrina (UEL); e-mail: osmanicosta@uel.br  

mailto:osmanicosta@uel.br


 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013 

 
 

 2 

Na segunda fase (1964-1975), considerada como populista por alguns autores 

citados por Mattos (2002, p. 78-79), o aperfeiçoamento e o avanço do sistema de televisão – 

incorporado pelo governo militar como exemplo de modernidade e instrumento de 

integração nacional – foram significativos e rápidos. Nela, houve a massificação do uso do 

VT e a consequente substituição dos programas locais por nacionais, o barateamento dos 

televisores, a instalação da infraestrutura de transmissão por micro-ondas, a chegada da TV 

em cores e o início da estruturação das redes nacionais de emissoras.
3
 Nessa época, sob a 

vigilância da censura oficial, entraram em operação no Paraná mais quatro canais, já 

concedidos pelas regras do CBT, que fora aprovado em agosto de 1962, mas regulamentado 

em maio de 1963 e, posteriormente, alterado pelos militares em fevereiro de 1967. 

A terceira fase (1976-1985) foi a do definitivo desenvolvimento tecnológico, 

inclusive com a efetiva participação de redes nacionais de televisão no consórcio 

internacional de satélites artificiais. Naquele período, com o apoio de órgãos oficiais dos 

governos federal e estaduais, as redes de televisão se aperfeiçoaram, consolidaram-se em 

grande parte do país, e passaram a produzir com maior intensidade e profissionalismo 

inclusive para exportação. Na ocasião, marcada pela abertura política e pelo fim da censura 

prévia, cinco novas emissoras entraram no ar no Paraná; e as antigas programações locais 

foram quase que totalmente substituídas por nacionais. 

Neste artigo, são apresentadas e interpretadas as principais negociações políticas 

ocorridas entre empresários e o governo federal – em sua maioria intermediada pelo Palácio 

Iguaçu, sede do governo do Paraná – e que resultaram na distribuição destas concessões de 

emissoras de TV no estado, de 1960 a 1985. Para isto, é feita uma reflexão a respeito do 

contexto histórico-político em que aquelas negociações e concessões aconteceram, e dos 

agentes sociais nelas diretamente envolvidos.      

As três primeiras concessões de canais – realizadas nos governos civis de Juscelino 

Kubitschek e Jânio Quadros – beneficiaram o empresário curitibano Nagibe Chede, com 

uma emissora, e o empresário nacional Assis Chateaubriand, com duas estações. Durante o 

regime militar (1964-1985), das nove concessões efetivadas, três foram destinadas a um 

                                                 
3 O termo rede é usado, neste texto, com o sentido de um conjunto formado por duas ou mais emissoras de televisão 

pertencentes a uma mesma empresa; e que produzem e transmitem, de forma simultânea ou não, pelo menos em parte, a 

mesma programação diária. Redes nacionais são aquelas que estão presentes em mais de duas unidades da Federação e 

que, além de possuírem a estação principal – que funciona como a chamada “cabeça de rede” – e outros canais próprios, 

contam com emissoras afiliadas.   

  



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013 

 
 

 3 

único empresário – o também político Paulo Pimentel –; duas ficaram com o empresário 

londrinense João Milanez; enquanto que as outras quatro foram concedidas a quatro 

diferentes empresários. 

 

A pedido do Palácio Iguaçu, um presente de JK 

 

No segundo semestre de 1959, Chede – dono de duas emissoras de rádio e um dos 

responsáveis pelas pioneiras experiências televisivas no Paraná, em 1954, com apoio da TV 

Tupi-SP – prosseguia na busca pela concessão de um canal de televisão. Como última 

cartada, ele recorreu ao seu amigo particular e novamente governador, Moysés Lupion 

(1956-1960)
4
, a quem pediu que intercedesse junto ao governo federal, para a conquista da 

autorização oficial necessária à exploração dos serviços de uma emissora de TV em 

Curitiba.
5
 Solicitação que o empresário fizera à Comissão Técnica de Rádio (CTR)

6
 havia 

quase três anos, porém, sem resposta positiva. Segundo Chede lembraria mais tarde, Lupion 

conseguiu agendar uma audiência em que os dois solicitaram ao presidente JK a concessão 

do canal.
7
  

Na audiência no Palácio do Catete, em 24 de novembro de 1959, o empresário fez 

uma exposição do problema para o presidente da República, o qual após ouvi-la teria dito: 

“Sem problema nenhum, você vai dar ao povo de Curitiba uma estação de televisão; eu vou 

lhe dar um canal.” Ato contínuo, JK chamou o seu oficial de Gabinete e entregou-lhe uma 

autorização dizendo: “Você me entregue isso com a máxima brevidade ao ministro de 

Obras Públicas”. O titular da pasta era Amaral Peixoto, o qual, conforme Chede era seu 

amigo de longa data em decorrência de militância getulista em tempos anteriores. Tendo 

recebido a autorização assinada pelo presidente Juscelino Kubitschek, o ministro entregou a 

                                                 
4 Moysés Lupion (PSD) foi o primeiro governador eleito pelo voto direto da população paranaense, para o mandato 1947-

1950. Ele era o principal herdeiro político de Manoel Ribas, que fora o interventor de Getúlio Vargas no Paraná durante a 

vigência do Estado Novo (OLIVEIRA, 2004, p. 29). 
5 BARACHO (2006, p. 43), JAMUR JÚNIOR (2001, p. 25), MAZÂNEK (2004, p. 43-44) e SOMMA NETO (2007, p. 

125-127) citam, de maneira rápida e pouco aprofundada, este episódio político em que Lupion levou Chede ao Rio de 

Janeiro para, em audiência no Palácio do Catete, solicitar ao presidente Juscelino Kubitschek a concessão de um canal de 

televisão.    
6 A Comissão Técnica do Rádio (CTR), órgão do Ministério da Viação e Obras Públicas, era naquela época a responsável 

pelos estudos, regulamentação e fiscalização das concessões de emissoras de rádio e televisão no país. Responsabilidades 

que posteriormente seriam assumidas pelo Conselho Nacional de Telecomunicações (Contel), em 1961, e, depois, pelo 

Departamento Nacional de Telecomunicações (Dentel), a partir de 1972.    
7 Esta relação de proximidade entre a televisão, a política e o Estado é antiga no Brasil. No artigo Em busca da caixa 

mágica: o Estado Novo e a televisão, Busetto (2007) analisa o que foi a exposição de televisão ocorrida no Rio de Janeiro, 

em 1939, acontecimento histórico que sinalizava para elementos daquele tipo de relação.     



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013 

 
 

 4 

Chede um ofício dirigido à Comissão Técnica de Rádio, designando um canal de televisão 

para a Sociedade Rádio Emissora Paranaense, que seria o Canal 12 de Curitiba.
8
  

Estava inaugurado, com este caso, o jeito paranaense – e até então, inédito no país – 

de negociar concessões de emissoras de televisão: o empresário de comunicação sendo 

intermediado pelo governador do estado diretamente junto ao presidente da República. As 

negociações comuns daquele período aconteciam entre os empresários e a direção da CTR; 

ou no máximo eram intermediadas no Gabinete da Presidência da República por deputados 

federais e senadores da base aliada. Isto ocorria porque a expansão do sistema de televisão 

pelo país fazia parte da estratégia do governo JK. O crescimento inicial da televisão, a partir 

de 1950, deveu-se ao favoritismo político, o qual concedia licenças para exploração de 

canais sem um planejamento preestabelecido. Assim, a proliferação de estações de televisão 

começou durante a administração do presidente Juscelino Kubitschek, de 1956 a 1961 

(MATTOS, 2002, p. 51).  

O episódio da primeira concessão de TV para o Paraná demonstrara não só o 

prestígio que o governador Moysés Lupion desfrutava com presidente da República
9
, mas, 

também, a força que Nagibe Chede possuía junto ao então titular do Palácio Iguaçu. Isto, 

em uma época em que o “prestígio social era um dos elementos fundamentais para selar 

alianças políticas e econômicas”, de acordo com Baracho (2006, p.46). Prestígio que parece 

não ter faltado a Chede junto ao governador Lupion. Até porque, a relação de amizade e os 

laços políticos entre Chede e Lupion eram antigos e remontavam à década de 1930, quando 

ambos estiveram ligados ao interventor Manoel Ribas, homem forte de Getúlio Vargas no 

estado.  

A autorização do presidente Juscelino Kubitschek, encaminhada ao ministro de 

Viação e Obras Públicas Amaral Peixoto, para os trâmites da concessão da emissora de TV 

a Chede foi assinada, naquela audiência de novembro de 1959, no próprio ofício de 

                                                 
8 Esta declaração de Nagibe Chede encontra-se na entrevista concedida por ele, em 1985, ao jornalista curitibano 

especializado em cultura Aramis Millarch. O material, com 76 minutos de gravação sonora, está disponível para uso 

público em: <http://www.millarch.org.>. Acessos em: 21 ago. 2010; 05 jan. 2011; 08 mar. 2011.   
9 O país vivia, naquele final de governo JK, a fase desenvolvimentista acalentada pelo ufanista slogan “Avançar 50 anos 

em cinco” e pela construção de Brasília, em ritmo acelerado. Para o presidente da República, que demonstrava muita 

pressa em suas decisões, a instalação de novas emissoras de TV pelo país era um sinal de progresso e de modernidade 

alcançados por sua administração. Chede, com apoio de Lupion, soube aproveitar este momento propício para alavancar o 

seu empreendimento.    



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013 

 
 

 5 

solicitação entregue por Lupion, em papel com a logomarca do Gabinete do Governador do 

Estado do Paraná.
10

  

 

Chateaubriand: únicas negociações pelo alto 

 

Diferentemente daquela negociação inicial, em que restou clara a intermediação 

direta do Palácio Iguaçu, nas relações do empresário Assis Chateaubriand com o governo 

federal, para a concessão da TV Paraná, a segunda emissora do estado, esse tipo de apoio 

político não é de fácil visualização. No caso de Chede, aquele agenciamento palaciano foi 

assumido publicamente, inclusive como motivo de orgulho e lisonja, porque comprovava a 

posse de prestígio pessoal do beneficiado. Chateaubriand, por sua vez, nunca admitiu ter 

necessitado deste tipo de favor considerado menor, para ele que ocupava, naquela época, o 

lugar de maior destaque entre os empresários brasileiros de comunicação.  

A concessão do Canal 6 de Curitiba foi destinada ao proprietário dos Diários e 

Emissoras Associados também pelo presidente JK. É quase certo que Chateaubriand não 

recorreu ao auxílio do Palácio Iguaçu na busca pela outorga da emissora, posto que 

possuísse, individualmente, força política suficiente para pedir, outras vezes exigir, as 

concessões desejadas diretamente aos presidentes da República. Portanto, ele agia sem a 

necessidade da colaboração de intermediários, quaisquer que fossem os cargos destes. 

É unanimidade, entre os pesquisadores de história da comunicação, que a conquista 

da concessão da TV Paraná, assim como a de outras emissoras antes dela, foi resultado de 

um processo de negociação tranquila, principalmente porque Chateaubriand era aliado 

político bastante próximo de Kubitschek. Tanto, que o presidente havia convidado o 

empresário, em 1957, para ser o embaixador brasileiro na Inglaterra. Para aceitar a tarefa e 

ir morar em Londres, Chateaubriand renunciou ao mandato de senador maranhense pelo 

PSD, mesmo partido de JK.
11

    

                                                 
10 Fac-símile do original deste importante documento está publicado em DALPÍCOLO (2010, p. 34). 
11 Juscelino Kubitschek é considerado, por alguns autores, como o primeiro presidente da República a utilizar o sistema de 

distribuição de concessões de canais de televisão como moeda de troca política. Foi ele, por exemplo, quem concedeu, em 

dezembro de 1957, o Canal 4 do Rio de Janeiro para a instalação da futura TV Globo. A concessão de JK teria ocorrido 

para evitar que os veículos do grupo de Roberto Marinho seguissem com acirradas críticas ao governo dele (NEVES, 

2008, p. 33-34). 



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013 

 
 

 6 

Ronald Sanson Stresser
12

 foi diretor-superintendente do Canal 6 por cerca de 15 

anos, desde a montagem e inauguração até a venda dele, em meados da década de 1970. A 

respeito da hipótese de o governador Moysés Lupion ter ajudado Chateaubriand na 

conquista da concessão da TV Paraná, Stresser comenta com veemência: 

 

Não, nada de Lupion. Foi o Chatô quem conseguiu sozinho a concessão 

do canal. O Chateaubriand tinha força para isso; ir direto ao presidente da 

República fazia parte do negócio do Chateaubriand, que assim conseguiu 

o canal, conseguiu a concessão. [...]. Não, aqui com o nosso grupo não era 

preciso este tipo de ajuda política. Nossa televisão foi muito bem sucedida 

e, naquela época, o Chatô conseguia tudo sozinho lá junto ao governo de 

JK; sem nenhuma intervenção do Lupion.
13

    

 

A concessão
14

 do segundo canal para o conglomerado nacional operar no Paraná foi 

conseguida por Chateaubriand junto ao presidente Jânio Quadros, em 1961. Não há registro 

ou vestígio histórico de que tenha havido alguma interferência do Palácio Iguaçu ou de 

político paranaense em favor de Chateaubriand, durante as negociações para a conquista da 

concessão da TV Coroados, Canal 3 de Londrina. Assim, elas teriam acontecido de maneira 

direta entre o proprietário dos Diários e Emissoras Associados e o presidente da República.  

O jornalista Walmor Macarini, diretor de redação da Folha de Londrina durante 

quase 30 anos, também afirma não acreditar que Chateaubriand tenha necessitado e pedido 

apoio ao Palácio Iguaçu, para conseguir as concessões de suas duas TVs no Paraná: 

 

Quem cuidou de tudo sozinho foi o próprio Chateaubriand; primeiro direto 

no Rio de Janeiro e, depois, no caso da Coroados, em Brasília. Ele tinha 

muito poder de fogo. [...]. Ele tinha um poder político muito forte. Ele não 

precisava de ninguém. [...]. Havia uma equipe de executivos da pesada 

trabalhando para ele. Eles eram muito competentes e poderosos. Agora, 

talvez em relação à TV Coroados, cuja concessão foi dada pelo presidente 

Jânio, pode ser que o governador Ney Braga tenha sido consultado pelo 

próprio Adherbal Stresser. Ou talvez, claro, o Chateaubriand tenha 

contatado o Ney Braga, porque era governador e aliado de Jânio. Mas não 

acredito muito nisto, não, porque os Stresser e o Ney Braga não se davam 

bem. Eles [do Diário do Paraná] andaram invadindo a vida privada do 

                                                 
12 O pai dele, Adherbal Stresser, que durante o mesmo período foi o vice-presidente das TVs de Chateaubriand no Paraná, 

havia sido assessor de imprensa do governador Bento Munhoz da Rocha Neto, do Partido Republicano (1951-1955). 
13 Entrevista gravada foi concedida ao autor por Ronald Sanson Stresser, na residência dele em Curitiba, no dia 13 de 

agosto de 2010. 
14 As concessões dos canais para a instalação das três primeiras emissoras no estado – TV Paranaense, TV Paraná e TV 

Coroados – tinham prazo de validade de dez anos cada uma, sendo renováveis sucessivamente por igual período. Depois, a 

partir de 27 de agosto de 1962, o artigo 33, § 3º do Código Brasileiro de Telecomunicações aumentou o prazo de 

concessão para 15 anos, também com número ilimitado de renovações. 



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013 

 
 

 7 

Ney Braga, sua vida amorosa. E houve na ocasião um entrevero 

pesadíssimo entre os Stresser e ele.
15

     

 

Os políticos detentores de cargos eletivos ocuparam, desde o início e em grande 

número, os espaços jornalísticos e os programas de entrevistas disponíveis nas televisões 

paranaenses. Além disso, ao longo dos anos, tornou-se comum a formação das cadeias de 

emissoras de TVs e rádios para a transmissão de pronunciamentos oficiais de governadores, 

prefeitos de Curitiba, presidentes da Assembleia Legislativa, ministros e, principalmente, 

dos presidentes da República. No Paraná, a primeira das cadeias estaduais foi montada em 6 

de setembro de 1962, para o pronunciamento de Ney Braga sobre o Dia da Independência e 

um balanço dos 20 primeiros meses do governo dele. O primeiro evento político importante 

a receber completa cobertura com equipes de reportagens externas, dos dois recém-

inaugurados canais curitibanos de televisão, fora exatamente a posse de Ney Braga, em 31 

de janeiro de 1961.  

 

Três emissoras para um governador aliado  

 

A chegada dos militares ao comando do poder Executivo nacional, em abril de 

1964, significou o início da segunda fase da televisão no Paraná, bem como em todo o país. 

Além do expressivo investimento público em infraestrutura e novas tecnologias para o 

desenvolvimento do setor, a partir do governo presidido pelo marechal Humberto de 

Alencar Castelo Branco (1964-1967), a relação política dos empresários paranaenses para a 

obtenção de concessões de TV, em Brasília, ficaria ainda mais dependente de ações do 

governo estadual. Aquela maneira peculiar de negociação, inaugurada com o caso do Canal 

12 de Nagibe Chede, iria ser aperfeiçoada e aprofundada nas concessões de emissoras para 

o empresário e político Paulo Pimentel.  

 E o sinal desta mudança foi dado rapidamente, ainda em 1964. Desde o segundo 

semestre de 1962, o então secretário paranaense de Agricultura, Pimentel, pleiteava junto ao 

governo de João Goulart a concessão de uma emissora de televisão.
16

 No final de julho de 

1964, menos de quatro meses após a instalação do novo regime, foi aberta a concorrência 

                                                 
15 A entrevista gravada concedida por Walmor Macarini – também ex-sócio da TV Tarobá – ao autor desta pesquisa 

aconteceu em Londrina, no dia 10 de fevereiro de 2010, na casa do entrevistado. 
16 Novas emissoras para o Paraná. Gazeta do Povo, Curitiba, 08 nov. 1962. Rádio e TV, Caderno 2, p. 5. 



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013 

 
 

 8 

pública para apresentação de propostas de interessados em operar um novo canal de TV em 

Curitiba. Era a primeira licitação realizada no Paraná sob a vigência do Código Brasileiro 

de Telecomunicações (CBT), sancionado pelo presidente João Goulart em 27 de agosto de 

1962. 

A Lei 4.117, que instituiu o CBT, foi o principal dispositivo de regulamentação do 

setor da radiodifusão no país, no século XX. Ela contava, inicialmente, com 129 artigos e 

mantinha centrado no chefe do Executivo federal o exclusivo poder de concessão, 

renovação, transferência e cassação dos canais de televisão; uma espécie de tradição 

brasileira que havia começado a ser formatada legalmente no primeiro governo de Getúlio 

Vargas (1930-1945). 

Indícios de que Paulo Pimentel era o preferido, no Palácio do Planalto, para receber 

a concessão do terceiro canal de TV de Curitiba, já tinham sido percebidos pela imprensa 

local nos últimos meses de 1964. No início de setembro daquele ano, Castelo Branco havia 

visitado Curitiba pela primeira vez, depois da posse dele na Presidência da República. Na 

oportunidade, o presidente concedeu demorada audiência a portas fechadas para Ney Braga 

e Pimentel. Castelo Branco era amigo íntimo do governador do Paraná havia décadas, desde 

a época em que fora professor-instrutor de Ney Braga na Escola Militar do Realengo, no 

Rio de Janeiro. Além disso, os dois aprofundaram sua amizade nas ocasiões em que Castelo 

Branco servira em guarnições do Exército, em Curitiba e Ponta Grossa.  

 A reunião que Ney Braga e Paulo Pimentel tiveram com o novo presidente da 

República não foi divulgada na agenda oficial, mas aconteceu no Palácio Iguaçu e foi 

noticiada, sem detalhes de conteúdo, pelo jornal do então secretário estadual de Agricultura, 

O Estado do Paraná. Na mesma edição foi publicado o editorial “O Presidente de Hoje”, 

agradecendo a visita de Castelo Branco a Curitiba; e o descrevendo como “um 

administrador honesto, lúcido, democrático [...] e depositário das esperanças do povo 

brasileiro”.
17

 

Depois de realizada a análise técnica pelo Conselho Nacional de Telecomunicações, 

a concessão foi outorgada pelo presidente Castelo Branco, em 19 de fevereiro de 1965, para 

Paulo Pimentel. A inauguração da TV Iguaçu, Canal 4 de Curitiba, em 28 de dezembro de 

1967, aconteceu com Pimentel já no comando do Palácio Iguaçu. A questão que se coloca, 

entretanto, é se Paulo Pimentel recebeu ou não auxílio do governador Ney Braga – que era 

                                                 
17 O Presidente de Hoje. O Estado do Paraná, Curitiba, 04 set. 1964, p. 4. 



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013 

 
 

 9 

amigo íntimo do presidente Castelo Branco, de quem poucos meses depois se tornou 

ministro da Agricultura – em seu pleito pela concessão do Canal 4. Contrariando todas as 

evidências, é o próprio Pimentel quem responde: 

 

Do Ney Braga, não. Ele nunca pediu nada por mim. Ele não pedia para 

ninguém. Tanto que ele nunca creditou nada para ninguém. O Ney Braga 

era um animal eminentemente político. Só pensava em política. Ele nunca 

ajudava ninguém. E eu não pensava politicamente; eu nunca fui um bom 

político e ainda não sou. [...] Eu nem falava com o pessoal do governo 

federal através do Ney, quando eu buscava as concessões. Mas, nós 

tínhamos companheiros que nos ajudavam, que foram sócios meus. O 

principal era o coronel Ítalo Conti, que é vivo até hoje. O general Ítalo 

Conti.
18

 Ele que me ajudou na [conquista da concessão da] Iguaçu. Ele era 

sócio da TV Iguaçu e eu comprei a parte dele. Depois, nós fomos embora 

sozinhos.
19

  

 

O ex-governador do Paraná Ney Braga, não obstante, contradiz Paulo Pimentel e 

assegura que ajudou, sim, o seu então secretário estadual de Agricultura na conquista da 

concessão do Canal 4, em citação do livro de Sá Júnior (1996, p. 168-169): 

 

[...]. Paulo Pimentel investia pesado em comunicação. Trouxe para junto 

de si profissionais de propaganda, como Hiram Hollanda e Wilson 

Andrade Silva. Foi o primeiro político do Paraná a profissionalizar a 

campanha. Começou a empenhar-se no planejamento de sua candidatura 

com o slogan “Prestigie quem trabalha”, de autoria de Nassib Jabur. 

Investiu em mídia: comprou o jornal O Estado do Paraná, depois a TV 

Iguaçu – aliás, com meu apoio e pedido junto ao presidente Castello 

Branco, sem que eu visse nisso apoio para que ele fosse governador. 

 

Tendo ou não obtido o apoio formal do governador Ney Braga, Paulo Pimentel 

venceu os concorrentes e ficou com o Canal 4 para instalar a sua TV Iguaçu. Pode ter sido 

uma mera coincidência, mas o nome foi bastante apropriado para demonstrar as intenções 

do futuro chefe do governo paranaense, cuja sede político-administrativa já era o Palácio 

Iguaçu. Pimentel lembra detalhes do processo de concorrência pela concessão de um canal 

de TV, durante o regime militar: 

                                                 
18 Ítalo Conti participou da Segunda Guerra na Itália como capitão da Força Expedicionária Brasileira. Foi secretário 

estadual de Segurança no governo de Ney Braga (1961-1965), chefe do Gabinete Civil e secretário estadual do Trabalho e 

Assistência Social no governo Paulo Pimentel (1966-1970); e depois deputado federal por quatro mandatos, de 1971 a 

1986, pelos partidos ARENA e PDS, ligados ao governo militar. Passou para a reserva com a patente de general 

(DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO, Pós 1930, 2001, p.1583).   
19 Esta declaração de Paulo Pimentel faz parte da entrevista gravada concedida ao pesquisador, em Curitiba, na sede do 

jornal OEPR, no dia 3 de junho de 2009.  



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013 

 
 

 10 

 

Havia uma licitação pública, sim. Havia a coleta de pretendentes ao canal. 

Depois, aqueles [empresários candidatos] que se habilitavam [no 

Conselho Nacional de Telecomunicações] iam para a decisão do 

presidente [da República]. A decisão era exclusiva dele. Era política. 

Então, todos nós trabalhávamos politicamente. Cada concorrente achava o 

pistolão que precisava pra conseguir. E quem tivesse mais força política 

ganharia. O presidente era o Castelo Branco, quando saiu a concorrência 

do Canal 4. Eu fui chamado [em Brasília] para saber se eu não queria 

montar esta estação de televisão [a Iguaçu]. Até que eu não tinha muito 

interesse, porque não tinha programação, não tinha coisa alguma além dos 

dois jornais. Mas a decisão era do presidente da República e ele escolhia 

os beneficiários, os que seriam premiados com esta estação. Fui 

convidado, e o presidente Castelo Branco me deu [a concessão do Canal 

4].
20

  

 

Dentro desta lógica, em que o presidente decidia sozinho o destino final de cada 

concessão de TV, é difícil acreditar que Castelo Branco tenha aprovado o Canal 4 para 

Pimentel sem que tivesse havido, neste sentido, uma solicitação do governador Ney Braga, 

ou sem que o presidente tivesse, pelo menos, consultado Braga sobre a decisão que tomaria.

 Walmor Macarini – sobrinho de João Milanez e que, como sócio da Folha de 

Londrina, negociou em Brasília concessões de rádio e televisão – afirma acreditar na versão 

de que Ney Braga teria sido importante para Pimentel conseguir ao menos sua primeira 

concessão de TV:  

 

No início, ajudou com toda certeza, porque ele [Paulo Pimentel] era um 

filhote do Ney. [...]. E isso, naquela época, funcionava segundo a 

conveniência política. No governo da revolução, obviamente era Ney 

Braga quem mandava no Paraná. O grande representante do governo 

ditatorial no Paraná era Ney Braga. [...]. Tudo era Ney Braga; ele tinha um 

poder de fogo muito grande [...]. A decisão era no dedo, na indicação dele. 

Não importava, digamos assim, o suporte financeiro do grupo; não 

importava a garantia de implantação da tevê. O que importava era até que 

ponto eles, os empresários da comunicação, interessavam politicamente. 

[...]. A concessão de televisão era uma coisa muito fechada. Imagine que 

em períodos de instabilidade política, tanto antes quanto durante a 

revolução, eles [os governantes] iriam entregar uma tevê na mão de 

qualquer um, e eventualmente cair em mãos da oposição. Não; o governo 

zelava muito por isso. Concessão era só para a patota dele.
21

 

 

                                                 
20 PIMENTEL, em entrevista, em 03 jun. 2009. 
21 MACARINI, em entrevista, em 10 fev. 2010. 



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013 

 
 

 11 

 Mais tarde, no segundo semestre de 1966, durante o processo da sucessão 

presidencial de Castelo Branco pelo marechal Artur da Costa e Silva, o então governador 

Paulo Pimentel rompeu com Ney Braga e soube ocupar os espaços políticos surgidos em 

Brasília. O embate, segundo analistas políticos e historiadores daquela época, foi entre o 

grupo militar considerado moderado – do qual faziam parte Castelo Branco e Ney Braga – e 

o grupo considerado “linha dura”, liderado por Costa e Silva. Pimentel apoiou este segundo 

grupo, naquele momento vitorioso e cujo governo, em breve, concederia outro canal de 

televisão ao novo aliado paranaense. 

 Com os novos governantes, saiu de cena o antigo prestígio social para entrar em 

vigor a força da aliança política, na hora de se decidir com quem ficaria a concessão do 

próximo canal de TV. E Paulo Pimentel soube se adaptar, rapidamente e em benefício 

próprio, àquela nova realidade. Em outubro de 1966, Pimentel foi o único governador 

presente à solenidade de diplomação do futuro presidente da República, Costa e Silva, 

ocorrida no Rio de Janeiro. Na véspera da diplomação, o titular do Palácio Iguaçu havia 

tido “longa reunião de trabalho” com Costa e Silva.
22

 A recompensa pela gentileza do 

governador aliado sairia em pouco tempo. A licitação pública para o Canal 11 de 

Apucarana estava aberta, pelo Conselho Nacional de Telecomunicações, desde julho de 

1966. Segundo a Folha de Londrina, havia quatro grupos empresariais habilitados na 

concorrência, mas eles não foram identificados pela matéria do jornal.
23

 

 Conforme Paes (1997, p. 54-55), a televisão brasileira começou a ser transformada 

pelo regime militar, efetivamente, em um veículo de comunicação de massa com base em 

uma nova lógica ideológica, política e administrativa. E os aliados dos generais-presidentes 

iriam ser bastante beneficiados por esta lógica que prevaleceu até março de 1985, inclusive 

e de maneira específica no Paraná. Porque os presidentes da República mantiveram, em 

vigor e aprofundada, a prerrogativa do poder de decisão final sobre os processos relativos à 

radiodifusão – concessão, renovação, fiscalização, cassação e transferência de canais –, 

depois de percorridas as instâncias burocráticas e legais previstas no CBT e demais 

documentos do setor.   

Já dentro desta nova correlação de forças, o então governador Paulo Pimentel 

recebeu a concessão do Canal 11 de Apucarana, para a montagem da sua TV Tibagi. Coube 

                                                 
22 CS (diplomado) ouvirá sempre o Paraná. O Estado do Paraná, Curitiba, 29 out. 1966, p. 1. 
23 Folha de Londrina, Londrina, 15 out. 1966. TV em foco, p. 12. 



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013 

 
 

 12 

ao prefeito de Apucarana, Saul Guimarães da Costa (também da ARENA), anunciar que 

havia recebido um telegrama do presidente Costa e Silva, informando que tinha assinado, 

no dia 29 de dezembro de 1967, o decreto que outorgava “o Canal 11 para o grupo do 

senhor Paulo Pimentel”. O documento, que não citava o fato de Pimentel ser o governador 

do Paraná, fora repassado ao prefeito aliado pelo Gabinete da Casa Civil do Palácio 

Iguaçu.
24

 

Atente-se para o fato de que o decreto da concessão do novo canal para Pimentel foi 

assinado no dia seguinte à inauguração da TV Iguaçu, em Curitiba, em 28 de dezembro de 

1967. Para a equipe do governador, esta nova vitória não causou surpresa. Pimentel lembra 

que dava como certo o recebimento da nova concessão desde que havia se encontrado com 

Costa e Silva, em abril de 1967, poucas semanas depois da posse do novo presidente da 

República: 

       

Aí, em seguida, logo em seguida, em uma audiência em Brasília, o general 

Costa e Silva, que já era presidente, me falou: “Bom, já que você já tem 

uma [televisão], segue a segunda, mas tem que ser na minha linha.” [...]. 

Aí, recebi a TV Tibagi. Na Iguaçu, eu comecei com alguns sócios, mas 

acabei com o controle majoritário. Agora, na TV Tibagi, não; ela saiu só 

para o meu grupo. Nós já estávamos instalados. E, realmente, a parte 

política prevalecia. Porque era o presidente quem decidia. Ainda hoje, é 

assim. As concessões são por decreto presidencial, você sabe. E a decisão 

é política, exclusivamente política. [...]. Quem era o árbitro, quer dizer, o 

jogador único, era o presidente da República.
25

  

 

A TV Tibagi foi inaugurada em 26 de julho de 1969. Com dois canais de televisão, 

dois jornais e uma estação de rádio líder de audiência em Curitiba, os negócios do 

governador Pimentel colecionavam naquela época sucesso e lucro. O aliado Costa e Silva, 

no comando do Palácio do Planalto, dava o respaldo político necessário à administração 

paranaense, naqueles anos de atos institucionais, economia controlada, congresso 

subserviente e imprensa censurada. Pimentel explica a importância que tinha, durante o 

regime militar, o apoio do chefe do Palácio Iguaçu para os empresários paranaenses que 

concorriam nas licitações por concessão de canal de TV: 

 

Era grande a influência e importante o apoio de um governador aliado, 

porque ele sempre era ouvido pelas autoridades de Brasília antes da 

                                                 
24 Presidente outorga concessão para TV de Apucarana: TV Tibagi ganhou. Folha de Londrina, Londrina, 05 jan. 

1968, p. 4. 
25 PIMENTEL, em entrevista, em 03 jun. 2009. 



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013 

 
 

 13 

tomada de decisão. Por isto, era fundamental a boa convivência com o 

governo federal e o diálogo com o presidente da República. Os 

governadores são consultados para a tomada de decisões maiores, em 

qualquer campo. E a decisão sobre as concessões sempre esteve atrelada a 

estas negociações políticas; às decisões políticas do presidente. Aliás, tudo 

é política. Ainda hoje é assim, nada mudou. Só que hoje a concessão é 

homologada pelo Congresso. Mas, todo Congresso aprova porque não vai 

afrontar uma decisão do presidente. Eu não conheço nenhuma recusa do 

Congresso.
26

 

 

A primeira parte desta declaração de Pimentel confirma cabalmente, portanto, a 

hipótese de que ele tivera o apoio do governador Ney Braga, junto ao presidente Castelo 

Branco, na conquista da concessão da TV Iguaçu, sua emissora curitibana.  

Passados mais de dez anos da inauguração da TV Tibagi – e após uma grave crise 

política que não é aqui analisada por falta de espaço –, Paulo Pimentel reaproximou-se de 

Ney Braga e do poder central, no início da década de 1980. O general João Batista de 

Oliveira Figueiredo era o presidente da República (1979-1985) e o general-reformado Ney 

Braga (ARENA) ocupava pela segunda vez o Palácio Iguaçu, para o mandato 1979-1982. 

Contando com o respaldo dos dois líderes, Pimentel conseguiu a sua terceira e última 

concessão de emissora durante o regime militar, a TV Naipi, que inauguraria em Foz do 

Iguaçu em setembro de 1985. 

Quase duas décadas depois de ter recebido sua primeira concessão de TV, Paulo 

Pimentel conseguia assim a sua terceira outorga de canal. Com a conquista da concessão do 

Canal 12 de Foz do Iguaçu, encerrou-se a fase de negociações de Paulo Pimentel com o 

governo militar, que também estava terminando o seu ciclo de 21 anos de comando sobre a 

nação. Duas décadas fundamentais para o avanço e a consolidação do setor de TV no país: 

 

Um dos principais fatores do crescimento da televisão foi o modelo de 

desenvolvimento adotado pelo regime militar, cujo melhor efeito foi o 

chamado “milagre econômico” durante o período de 1969 a 1974. [...]. A 

verdade é que, como reflexo do desenvolvimento econômico alcançado, 

ocorreu também, nesse período, o “boom da televisão”. O regime militar 

concedeu 67 licenças de canais de TV a empresas privadas em todo o 

território nacional. [...]. O rápido crescimento da televisão entre 1964 e 

1985 foi resultado direto e indireto das políticas adotadas pelo regime 

militar e a continuação desse crescimento até os dias atuais permanece 

                                                 
26 PIMENTEL, em entrevista, em 03 jun. 2009. 



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013 

 
 

 14 

como reflexo sempre direto das ações oficiais em todos os setores 

(MATTOS, 2002, p. 44).
27

  

 

Considerações finais 

 

Das quase 70 concessões de TV distribuídas pelos presidentes militares no país, de 

1964 a 1985, nove foram destinadas a empresários do Paraná, das quais três para o principal 

aliado político do Palácio do Planalto que operava na área das comunicações, Paulo 

Pimentel
28

, dono também da primeira rede de TVs do estado. Os seis canais restantes – 

instalados entre 1972 e 1985, nas cidades de Ponta Grossa, Maringá, Cornélio Procópio, 

Cascavel, Londrina e Curitiba – contemplaram outros empresários que estavam 

comprometidos com os objetivos, metas e estratégias do comando de Brasília. Antes de 

1964, os três canais concedidos beneficiaram um empresário curitibano, estreitamente 

ligado ao Palácio Iguaçu, e o empresário nacional Chateaubriand. 

Por este quadro, pode-se afirmar que aquele foi um traço político que diferenciou o 

modelo paranaense dos praticados nos principais estados em relação ao campo televisivo 

brasileiro: a interferência decisiva do governo estadual nos processos de conquista das 

outorgas de canais pelos empresários. Nos casos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas 

Gerais e outras unidades da federação, este tipo de negociação entre os agentes da iniciativa 

privada e o Estado ocorria, geralmente, com intermediação política de senadores e 

deputados federais, porém, não a de governadores diretamente. 

No caso do Paraná, essas intervenções foram oportunizadas porque o governo 

estadual – cujas características históricas eram de adesismo e situacionismo em relação ao 

poder central – sempre respaldou as propostas e os interesses dos titulares do Palácio do 

Catete, inicialmente, e do Palácio do Planalto, a partir de 1960. O modelo em que 

preponderava a opinião dos governadores paranaenses para a obtenção das concessões 

televisivas foi aperfeiçoado, e ainda mais marcante, durante a vigência do regime militar. 

Isto aconteceu porque entre os programas prioritários daquele período estava o relativo à 

                                                 
27 A expressão “milagre econômico” era usada, pela imprensa, para referir-se ao rápido crescimento da economia 

brasileira, por causa dos índices anuais do Produto Interno Bruto: 11,3%, em 1971; 10,4%, em 1972, e 11,4% em 1973, 

por exemplo. Na mesma época, o Estado patrocinou projetos gigantescos, como os da Transamazônica e Ponte Rio-

Niterói. No Paraná, o principal deles foi a construção da usina hidrelétrica de Itaipu, lançada em 1971 e inaugurada em 

1984. Era o período do “Brasil Grande”, e a expansão do sistema nacional de televisão estava nele incluído (HABERT, 

1994, p. 10-15). 
28 Esta priorização do regime militar pelos aliados políticos para a distribuição de concessões de TV ocorreu igualmente 

em outros estados como, a título de exemplos, com os grupos de Antonio Carlos Magalhães, na Bahia, Collor de Mello, 

em Alagoas, e Jáder Barbalho, no Pará.  



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013 

 
 

 15 

integração e segurança nacionais; e entre os objetivos, um dos principais era o de melhorar 

a imagem e legitimar o discurso do governo discricionário junto à população. Para o 

sucesso de ambos, era fundamental que o setor de televisão estivesse sob o controle de 

aliados políticos próximos e submissos. Isto ocorreu quase que inteiramente no Paraná, com 

uma única exceção: Assis Chateaubriand. 

A principal consequência deste sistema de distribuição federal de canais foi que, no 

Paraná, a televisão nasceu, cresceu e se consolidou em redes estaduais como um 

empreendimento eminentemente comercial e político que, sob o comando da elite 

empresarial do setor de comunicação, quase nenhuma preocupação social-cidadã teve com 

a maioria do público telespectador ao longo de seus primeiros 25 anos de funcionamento. 

Assim, a história da TV paranaense daquele período – com seus processos de outorgas 

determinados por negociatas e apadrinhamentos políticos através do Palácio Iguaçu – 

contribui para o entendimento das dificuldades atuais relacionadas à democratização do 

campo televisivo, tão vital para a cidadania brasileira quanto ainda distante de se tornar 

realidade. Atualmente, 28 emissoras geradoras de TV operam no Paraná – número igual ao 

de Minas Gerais e, no país, menor apenas que o de São Paulo, com 44 –, sendo que seis 

grupos controlam 23 delas; com destaque para a Rede Paranaense de Comunicação, ligada à 

Rede Globo, que detém 8 canais. Uma maléfica concentração de redes televisivas que teve 

início, como ficou demonstrada neste texto, no modelo concessionário formatado pelas 

orientações políticas do regime militar.   

 

Referências bibliográficas  

 
BARACHO, Maria Luiza Gonçalves. Em Preto e Branco: o início da Televisão em Curitiba. 

Curitiba: Travessa dos Editores, 2006. 

 

BUSETTO, Áureo. Em busca da caixa mágica: o Estado Novo e a televisão. In: Revista Brasileira 

de História. São Paulo: ANPUH, vol. 27, nº 54, jul.- dez., 2007.  

 

DALPÍCOLO, Sandro. Uma nova luz na sala: histórias da TV Paranaense. Curitiba: Arowak, 2010. 

 

DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO, Pós 1930. Coordenação: ABREU, 

Alzira Alves de. ...[et al.]. Ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Editora FGV; CPDOC, 2001. 

 

 HAMBURGER, Esther. O Brasil antenado: a sociedade da novela. Rio de Janeiro: Jorge Zahar 

Editor, 2005.  

 

JAMUR JÚNIOR, José. Pequena História de Grandes Talentos – Os primeiros passos da Televisão 

no Paraná. Curitiba: Edição do autor, 2001. 

 



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/9/2013 

 
 

 16 

MATTOS, Sérgio. História da Televisão Brasileira – Uma visão econômica, social e política. 

Petrópolis (RJ): Vozes, 2002. 

 

MAZÂNEK, Renato. Ao Vivo e Sem Cores – O nascimento da Televisão no Paraná. Curitiba: 

Guiatur Editora, 2004. 

 

NEVES, Flora. Telejornalismo e poder nas eleições presidenciais. São Paulo: Summus, 2008. 

  

OLIVEIRA, Ricardo Costa de (Org.). A construção do Paraná Moderno – Políticos e Política no 

Governo do Paraná de 1930 a 1980. Curitiba: SETI, 2004.  

 

______. O Silêncio dos Vencedores – Genealogia, Classe Dominante e Estado no Paraná. Curitiba: 

Moinho do Verbo, 2001. 

 

PAES, Maria Helena Simões. A década de 60 – Rebeldia, contestação e repressão política. 4. ed. 

São Paulo: Editora Ática, 1997. 

 

SÁ JÚNIOR, Adherbal Fortes de. Ney Braga – Tradição e Mudança na Vida Política. Curitiba: 

Edição do Autor, 1996. 

 

SOMMA NETO, João. Ações e relações de poder: a construção da reportagem política no 

telejornalismo paranaense – um estudo comparativo. Curitiba (PR): Editora da UFPR, 2007. 

  

   

 


