Intercom 2011
ResumoID:DT5-CI.3050-1


Área: DT 5 - GP Cibercultura

OS IDEAIS DE FELICIDADE NOS SITES DE REDE SOCIAL: AUTENTICIDADE, RECONHECIMENTO E CAPITAL SOCIAL NAS REDES DE COMUNICAÇÃO DISTRIBUÍDAS

Liliane da Costa Nascimento (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar os discursos sobre a felicidade nos sites de rede social. Por um lado, abordaremos a visibilidade buscada pelos usuários como forma de produção de reconhecimento de sua condição auto-realizada. Por outro, analisaremos pesquisas que apontam os benefícios proporcionados pelo uso destes sites, como foco na produção de capital social. Assim, investigaremos como a busca da felicidade, as demandas por autenticidade e auto-realização se manifestam no discurso dos usuários e nas pesquisas sobre os sites de rede social, considerando suas conseqüências para os processos subjetivos contemporâneos.


Palavras-chave:  redes sociais, felicidade, reconhecimento, capital social