Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT1.2709-1


IJ: Intercom Júnior - Jornalismo

CULTURA E ENTRETENIMENTO NA ANÁLISE DO DISCURSO MIDIÁTICO

Sckarleth Alves Martins (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO)

Resumo

Este artigo propõe-se a analisar como o discurso midiático, que é altamente influenciado pelas regras mercadológicas, enquadra os conceitos de cultura e entretenimento. No entanto, o objetivo maior deste artigo se volta especificamente às manifestações artísticas, embora não procure realizar reflexões a fundo sobre a arte. A análise se centra em fatores comumente utilizados pela mídia que favorecem a venda dos bens culturais. Assim sendo, busca mostrar como as mídias estabelecem contatos entre culturas diferentes e, ao mesmo tempo, cria vínculos que reforçam o sentimento de pertencimento dos indivíduos como se estes fizessem parte da mesma cultura. Desta maneira nota-se que o entretenimento se reveste de um poder capaz de introjetar nos indivíduos os mais variados apelos culturais.


Palavras-chave:  Cultura, Entretenimento, Mídia, identidade