Intercom 2011
ResumoID:DT4-RM.2671-1


DT4: DT 4 – GP Rádio e Mídia Sonora

A RÁDIO RURAL DE NATAL NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM GESTO DE LEITURA SOBRE AS AULAS RADIOFÔNICAS NA ÉPOCA DO MEB

Edivânia Duarte Rodrigues (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo

Este artigo analisa os discursos argumentativos que estruturam as aulas radiofônicas transmitidas pela Rádio Rural de Natal nos tempos do Movimento de Educação de Base – MEB, na década de 1960, no processo de educação a distância destinado a jovens e adultos da zona rural. Trata da relação entre o rádio e a educação, no âmbito do Rio Grande do Norte, destacando as linhas de atuação do MEB e da Rádio Rural de Natal na busca por convencer e persuadir alunos/ouvintes recorrendo às potencialidades do rádio e aos discursos engendrados por técnicas argumentativas. A partir da análise interpretativa do corpus destacamos a pedagogia empreendida pelo MEB ao utilizar os recursos sonoros do rádio para dialogar com os alunos e monitores, com vistas a convencê-los e persuadi-los à ação sobre a realidade para transformá-la.


Palavras-chave:  Rádio Rural, MEB, Discurso, Argumentação