Intercom 2011
ResumoID:DT2-EL.2588-1


Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Epistemologia e Linguagem

O TEMPO DA DESAPARIÇÃO

Ana Renata Baltazar da Penha (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

O intuito deste ensaio é problematizar a possibilidade de se definir um conceito de performance, a partir da leitura do vídeo proveniente de uma campanha da Samsung, Realistic Projection 3D on a Building, filmado por um passante que captura essas imagens ao vivo, durante o processo de sua realização e o apresenta no youtube- à luz da teoria de Bergson a propósito do tempo da duração; refletindo-se sobre se caberia à própria arte, viabilizada pela mídia, em diálogo com diferentes linguagens artísticas e tecnológicas, contar como pode ser uma apresentação performática. Considerando-se também as possibilidades que esta forma de expressão que reconhece o corpo como seu objeto privilegiado tem de ser registrada, sem perder seu potencial transformador.


Palavras-chave:  Performance, arte, duração, registro, tecnologia