Intercom 2011
ResumoID:DT4-RM.2537-1


DT4: DT 4 – GP Rádio e Mídia Sonora

O CONSUMO DA MÍDIA SONORA ENTRE UNIVERSITÁRIOS COM DESIGUALDADES SOCIAIS

Ana Baumworcel (Universidade Federal Fluminense)

Resumo

Este texto apresenta o primeiro resultado da pesquisa empírica feita com universitários, em Niterói, Rio de Janeiro, sobre a escuta que eles realizam da mídia sonora. A proposta é averiguar como essa escuta varia em função das desigualdades sociais que permeiam os jovens. O desafio foi buscar critérios para identificar a desigualdade social entre 29.000 estudantes da Universidade Federal Fluminense e correlacioná-la com o consumo midiático. Percebe-se que algumas práticas são comuns, mas há distinção na forma e no conteúdo do consumo. A pesquisa aponta que os jovens ouvem rádio independente da classe social, mas os que têm menor poder aquisitivo ouvem mais. A falta de tempo em função da quantidade de atividades realizadas é, para a maioria dos universitários, um fator mobilizador dessa escuta que ocorre no trânsito.


Palavras-chave:  mídia sonora;, pesquisa empírica;, recepção radiofônica;, jovens universitários;, desigualdades sociais.