Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT1.2523-1


IJ: Intercom Júnior - Jornalismo

UMA ANÁLISE QUALITATIVA DA COBERTURA JORNALÍSTICA DA MORTE DE MICHAEL JACKSON REALIZADA POR REVISTAS BRASILEIRAS E PORTUGUESAS

Flávia Pessoa Serafim (Universidade Federal do Rio Grande do Norte); Maria Erica de Oliveira Lima (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo

Há cerca de dois anos falecia Michael Jackson, artista que ficou mundialmente conhecido como o Rei do Pop. Sua morte foi um acontecimento significativo no campo jornalístico e, dessa forma, gerou várias coberturas em diversos veículos. O objetivo desse trabalho, portanto, é analisar a cobertura desse acontecimento realizada por revistas semanais de informação generalista de dois países lusófonos: Brasil e Portugal. Pretende-se, aqui, fazer uma análise comparativa, com o intuito de detectar diferenças e semelhanças nas coberturas realizadas por órgãos jornalísticos desses dois países. Foram trabalhadas as edições de três revistas brasileiras (Veja, IstoÉ e Época) e três portuguesas (Sábado, Focus e Visão), as quais tiveram sua publicação na semana da morte do artista.


Palavras-chave:  Jornalismo de revista;, cobertura jornalística, Michael Jackson, Brasil e Portugal