Intercom 2011
ResumoID:DT7-CC.2513-1


Área: DT 7 – GP Comunicação para a Cidadania

PUBLICIDADE COMUNITÁRIA: UMA ALTERNATIVA DE SUSTENTABILIDADE.

Patrícia Gonçalves Saldanha (Universidade Federal Fluminense)

Resumo

O objetivo do presente trabalho é refletir sobre as alternativas das práticas publicitárias no micro-espaço na Era Digital. Trata-se da primeira etapa da pesquisa que analisará, in loco, a implementação de ações publicitárias em comunidades de baixa renda e do interior do país, ainda que, num primeiro momento, a temática Publicidade Comunitária pareça antagônica. Além da discussão epistemológica, é imprescindível que reconheçamos que as novas formas, formatos, linguagens e suportes, que são viabilizadores da Comunicação Digital, podem servir como ferramenta estruturante para a produção e para a implementação de projetos de Publicidade Comunitária. E para finalizar, o artigo colocará em discussão a legislação que serve de base tanto para o mercado publicitário como para os meios comunitários favorecendo apenas um dos lados.


Palavras-chave:  Publicidade Comunitária, comunicação comunitária, epistemologia da Comunidade, Legislação