Intercom 2011
ResumoID:DT4-RM.2495-1


DT4: DT 4 – GP Rádio e Mídia Sonora

MATRIZES CULTURAIS DA ORALIDADE POPULAR MIDIATIZADA: FRAGMENTOS DE IDENTIDADES ÉTNICAS NA PRODUÇÃO HUMORÍSTICA RADIOFÔNICA

Ricardo Pavan (Universidade do Oeste de Santa Catarina)

Resumo

Este artigo faz um delineamento do tecido comunicacional que se institui entre as construções humorísticas de um programa radiofônico e o imaginário identitário de sua audiência. Analisam-se os tipos sociais (o 'alemão' Seu Aníbal Franz e o 'italiano' Nono Ernesto) que protagonizam o humorístico Top Show, exibido pela Rádio Peperi Top 104 FM, de São Miguel do Oeste (SC). O objetivo é compreender como o programa de humor articula em suas construções humorísticas elementos simbólicos presentes no cotidiano cultural dos seus ouvintes. Os resultados apontam para uma mescla de referenciais vinculados à experiência midiatizada e às matrizes da cultura oral regional, como é o caso do sotaque, da tradição, do espaço rural/urbano e das identidades étnicas, os quais permeiam os dispositivos comunicacionais que constituem o produto midiático investigado.


Palavras-chave:  rádio e oralidade, humor radiofônico, humor étnico, oralidade popular