Intercom 2011
ResumoID:DT4-RM.2478-1


DT4: DT 4 – GP Rádio e Mídia Sonora

PROGRAMA DE AUDITÓRIO E A QUESTÃO DO CORPO NA COMUNICAÇÃO.

Julia Lúcia de Oliveira Albano da Silva (Unisa e Fecap)

Resumo

A proposta desta comunicação é apresentar um breve histórico sobre a produção de programas de auditório no Brasil e algumas reflexões sobre os tipos de interação estabelecidos entre os ouvintes e os apresentadores nos programas atuais e sobre as motivações dos ouvintes que se deslocam para participar presencialmente. Para compreender estas questões consideramos as discussões acerca da supremacia da imagem e da hipertrofia do olhar que caracterizam a sociedade da interface da tela; dos ritmos intensos, da supressão dos espaços e dos encontros dos corpos no contexto de uma grande metrópole como São Paulo; e do papel da escuta e das possibilidades de comunicação e, portanto, de vinculação com o ouvinte por meio do rádio.


Palavras-chave:  Rádio, Programas de auditório, Vinculação, Corpo