Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT1.2457-1


IJ: Intercom Júnior - Jornalismo

É TEMPO DE PROSA: PENSAMENTOS POLÍTICO E IDEOLÓGICO NOS SUPLEMENTOS LITERÁRIOS DA IMPRENSA RECIFENSE DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO 20

Tércio de Lima Amaral (Universidade Católica de Pernambuco); Aline Maria Grego Lins (Universidade Católica de Pernambuco)

Resumo

Os suplementos literários marcaram a história da imprensa recifense, sobretudo, na primeira metade do século 20. Mas, as poesias, crônicas e artigos históricos que eram publicadas nestes cadernos e páginas especiais de literatura também revelaram, de modo especial, as ideologias dos veículos de comunicação e dos seus colaboradores. Neste período, em especial, percebemos a dicotomia da defesa e o ataque ao socialismo, sem esquecer de antigos pensamentos como a defesa da volta da monarquia ao país nestas páginas dedicas, a priore, às produções literárias. Este artigo tem como objetivo apresentar os meandros ideológicos da imprensa recifense presente em seus suplementos literários nos jornais Diario de Pernambuco, Jornal do Commercio, Folha do Povo e O Estado.


Palavras-chave:  história da imprensa, jornalismo literário, política