Intercom 2011
ResumoID:COL - IX.2147-1


CO: IV Colóquio Binacional Brasil-Argentina de Estudos da Comunicação

PRODUÇÃO CULTURAL NA MÍDIA FRONTEIRIÇA BRASIL-ARGENTINA

Vera Lúcia Spacil Raddatz (Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS)

Resumo

O artigo traz a discussão sobre comunicação e produção cultural na mídia de fronteira e tem como contexto de análise a fronteira Brasil-Argentina nos limites do Rio Grande do Sul com Corrientes e Misiones. O estudo está focado nas marcas culturais presentes nas emissoras de rádio e jornais dessa região. A fronteira é olhada aqui na sua dimensão cultural e não como um espaço geopolítico de demarcação de limites. A música, a história, a língua e as relações de vizinhança estabelecidas neste espaço são elementos importantes e estão presentes na mídia local, abrindo o debate para o tipo de cultura que por ali é produzida e circula, quais as fontes de origem e os traços que a caracterizam como cultura de fronteira.


Palavras-chave:  comunicação, mídia, cultura, fronteira, produção cultural