Intercom 2011
ResumoID:DT6-CU.2082-1


Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas

O JULGAMENTO DE VALOR E A INSTÂNCIA AUTORAL DO VIDEOCLIPE: VALORAÇÕES A PARTIR DA CRIATIVIDADE E DA INDÚSTRIA

Carlos Eduardo Dias de Araujo (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

A partir da investigação de exemplos retirados da cultura midiática, o artigo se propõe a iniciar uma discussão sobre a autoria no universo do videoclipe através de discussões acerca dos valores que lhe são frequentemente atribuídos. A investigação acerca da autoria nos clipes problematiza a sua origem na promoção da indústria da música frente aos objetivos artístico-expressivos adquiridos com o desenvolvimento do formato e adesão de artistas oriundos de diversos campos e linguagens. Abordam-se as definições de autoria buscando sua atualização através do questionamento das características dos formatos pertencentes ao audiovisual e investiga o videoclipe diante dessa perspectiva. A criatividade e as relações com a indústria cultural são discutidas como parâmetros que permitem aos indivíduos que consomem os produtos culturais midiáticos produzirem uma categorização e atribuição de valores.


Palavras-chave:  videoclipe, autoria, artisticidade, criatividade, indústria