Intercom 2011
ResumoID:DT1-TJ.1617-1


Área: DT 1 - GP Teoria do Jornalismo

CREDIBILIDADE E CAPITAL SOCIAL NO JORNALISMO: APROXIMAÇÕES ENTRE CONCEITOS DE TOBIAS PEUCER E PIERRE BOURDIEU

Cândida de Oliveira (Universidade Federal de Santa Catarina)

Resumo

O artigo objetiva ampliar conhecimentos sobre o que chamamos de credibilidade no jornalismo, levando em conta o contexto atual. Discute, assim, aproximações possíveis entre os conceitos de credibilidade e de capital social, de Tobias Peucer (século XVII) e Pierre Bourdieu (século XX). O primeiro é um dos primeiros autores a sistematizar conceitos importantes, hoje centrais para a Teoria do jornalismo; o segundo é relacionado aos estudos mais contemporâneos da sociedade em geral e do jornalismo em particular. Observa-se, no fim, que os conceitos se relacionam estreitamente e se forem trabalhados juntos podem ajudar o jornalismo a enfrentar um de seus grandes desafios históricos: o de estabelecer uma relação de confiança com o público.


Palavras-chave:  Credibilidade, Capital Social, Jornalismo, Redes Sociais