Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT1.1419-1


IJ: Intercom Júnior - Jornalismo

BRASIL E ECONOMIA: ANÁLISE DE NOTÍCIAS DO THE NEW YORK TIMES

Bruno César Brito Viana (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE)

Resumo

Quando as notícias informam sobre diferentes culturas e realidades, torna-se fácil observar as representações e os discursos sobre o outro realizados pelos textos jornalísticos. Tais construções discursivas passam a orientar o público leitor do jornal, na maneira de olhar um país estrangeiro, assim, assumindo também um papel político, ideológico e histórico. O intuito deste trabalho é identificar como o jornal norte americano The New York Times apresenta o Brasil, especificamente nas notícias com a temática Economia, no período de janeiro à março de 2010. A metodologia utilizada é a análise de notícias, a partir da perspectiva da Análise Crítica do Discurso e das Teorias do Jornalismo.


Palavras-chave:  Brasil, Economia, Estados Unidos, Jornalismo, The New York Times