Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT5.1368-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Multimídia

ESTRATÉGIAS DE PESQUISA TWITTER NO SITE GOV.PB: UM SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO USADO COMO FERRAMENTA GOVERNAMENTAL

Lays da Silva Amaro (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA); Nadja de Moura Carvalho (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA)

Resumo

O Twitter foi inaugurado em março de 2006, idealizado por uma empresa de podcasting de São Francisco. Hoje, o Twitter tem mais de 300 milhões de usuários no mundo, equivalente a população dos Estados Unidos e só no Brasil chega a 5 milhões, com o aumento equivalente a 71% no mês de julho em relação à maio. Desenvolvemos pesquisa empírica sobre o site do Governo da Paraíba, lançado em abril de 2011, onde o Twitter @govparaiba tem se revelado uma ferramenta de crescente interação, inclusive entre os órgãos diretos e indiretos e o seu público. Mapeamos neste trabalho as estratégias de uso da Pesquisa Twitter, objetivando colaborar com a melhoria de resultados participativos do cidadão na vida pública de seu estado.


Palavras-chave:  pesquisa, twitter, rede social, e-gov