Intercom 2011
ResumoID:DT4-RM.1361-2


DT4: DT 4 – GP Rádio e Mídia Sonora

A DINÂMICA DA CANÇÃO POPULAR NO BRASIL NOS PRIMEIROS ANOS DO SÉCULO XX: MÚSICA, MÍDIA, INDÚSTRIA, CINEMA

Georgia Cynara Coelho de Souza Santana (Universidade Estadual de Goiás e Universidade Fede)

Resumo

O presente artigo acompanha o percurso da canção popular brasileira desde a sua origem, por meio da modinha, até o advento do cinema falado, no final da década de 1920, com o objetivo de mostrar a trama de relações que se estabelece entre ela e as diferentes mídias de registro sonoro – disco, rádio – e audiovisual – cinema – então vigentes no país. Faz-se uma abordagem história da canção popular e os caminhos estéticos escolhidos para ela, de acordo com o propósito artístico e comercial de seus compositores e intérpretes e com o contexto político, econômico e cultural do período.


Palavras-chave:  comunicação, canção, popular, mídia, indústria