Intercom 2011
ResumoID:DT8-FK.1252-1


Área: DT 8 - Folkcomunicação

FOLKCOMUNICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: PERSPECTIVAS DE UM NOVO CAMPO DO SABER

Betania Maciel de Araújo (Universidade Federal Rural de Pernambuco); Ana Paula da Conceição A. Pedrosa (Universidade Federal Rural de Pernambuco); Filipe Lima Silva (Universidade Federal Rural de Pernambuco); Josilene Henriques da Silva (Universidade Federal Rural de Pernambuco); Iêda Litwak Andrade Cézar (Universidade Federal Rural de Pernambuco); Simone Gomes da Silva (Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Resumo

A partir da conceituação da Folkcomunicação, apresentamos a Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação. Formada por pesquisadores dedicados ao projeto de resgatar o legado teórico de Luiz Beltrão, autor da teoria e fundador do campo de estudo que revela a “comunicação dos excluídos”, a Rede Folkcom tem como objetivo a institucionalização da disciplina, ao mesmo tempo em que busca ampliar suas bases teóricas e metodológicas. Além da descrição de seu surgimento, da trajetória dos eventos científicos promovidos pela Rede, das temáticas trabalhadas ao longo do tempo e de sua relação com os demais atores da pesquisa em comunicação, apontamos novas direções para o desenvolvimento do conhecimento folkcomunicacional, destacando o desafio de romper paradigmas e se estabelecer como área legítima de estudo e pesquisa em um mundo cada vez mais marcado pela multiculturalidade.


Palavras-chave:  Folkcomunicação, pensamento Comunicacional Lati, cultura popular, meios de comunicação, pesquisa etnográfica