Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT1.1149-1


IJ: Intercom Júnior - Jornalismo

DISPUTAS DE SENTIDOS PELA INTERNET: COMO AS REVISTAS VEJA, ISTOÉ E ÉPOCA ATUALIZAM SEUS CONTRATOS DE LEITURA A PARTIR DE TEMAS RELACIONADOS AO UNIVERSO VIRTUAL

Maria de Lourdes Pereira Sousa (Universidade Federal do Piauí)

Resumo

O presente trabalho visa analisar como as revistas semanais de informação Veja, Época e IstoÉ produzem sentido ao trabalharem com temas ligados a Internet para através destes estabelecer um contrato de leitura com os seus leitores. Nosso corpus compreende amostras dos três suportes coletados nas três primeiras semanas do mês de agosto de 2010, somando nove edições. Adotamos como referencial teórico-metodológico a Semiologia dos Discursos Sociais, tendo como fundamentação as noções de contrato de leitura, estudadas por Eliseu Verón (2004). No processo de análise investigamos as marcas enunciativas, deixadas na superfície dos textos a fim de identificar os modos e as estratégias utilizadas por cada suporte como forma de se manterem no mercado simbólico no qual estão inseridas.


Palavras-chave:  Discursos, Contrato de Leitura, Internet, Revistas Semanais de Informaçã, Jornalismo Impresso