Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT5.1135-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Multimídia

DO LIVRO IMPRESSO AO DIGITAL

Sara Silva Martins (Universidade Estácio de Sá)

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o livro desde o seu advento até ao surgimento dos e-books, além de suscitar o questionamento da possível aniquilação do texto impresso, em detrimento do formato digital. Na primeira seção, o livro é apresentado na época de seu advento, sob a ótica de Lucia Santaella, além de um breve contexto histórico. A segunda seção trata da difusão de conteúdos, desde o período da interação face a face até a quase interação mediada, que abarca os livros. Esses conceitos tomam por base as definições de John B. Thompson. A terceira seção questiona sobre a possível suplantação dos livros impressos pelos livros digitais, com base em Lucia Santaella, Umberto Eco e Jean-Claude Carrière. A quarta e última seção apresenta o projeto digital Pottermore, que surgiu após o sucesso editorial de livros impressos.


Palavras-chave:  Livro, Ebook, Texto, Comunicação, Multimídia