Intercom 2011
ResumoID:DT1-TJ.1051-1


Área: DT 1 - GP Teoria do Jornalismo

ENSINO DE JORNALISMO: LIÇÕES DA HISTÓRIA PARA ALÉM DO EMPIRISMO

Alice Mitika Koshiyama (Escola de Com. e Artes-Universidade de Sâo Paulo)

Resumo

A partir do conhecimento da história e das condições atuais de trabalho interrogamos sobre a prática e o ensino de jornalismo no presente. Reconhecemos que a convergência digital é um problema da civilização ocidental e não apenas da comunicação ou do jornalismo (CEBRIAN, 2010) com efeitos no trabalho dos jornalistas e no ensino da profissão. Ao mesmo tempo, verificamos na história da imprensa que os momentos de grandes transformações na sociedade abrem espaços para novas propostas e mudanças no mundo do trabalho (EMERY, E. & M. Emery, 1084). Para os que atuam como jornalistas e como professores de jornalismo surgem questões teóricas e organizacionais (ALVES, R. C., 2011), mas devem permanecer a ética, a cidadania e as lições da história (CUNHA, L. C., 2011).


Palavras-chave:  teroria do jornalismo, historia do jornalismo, ensino de jornalismo, jornalismo brasileiroa, BRASIL1964-2011