Intercom 2011
ResumoID:DT4-RM.697-1


DT4: DT 4 – GP Rádio e Mídia Sonora

CONSIDERAÇÕES SOBRE A REINVENÇÃO MIDIÁTICA, TECNOLÓGICA E CULTURAL DO RÁDIO BRASILEIRO

Elton Bruno Barbosa Pinheiro (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA); Olga Tavares (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA)

Resumo

O artigo apresenta reflexões analíticas acerca da cultura midiática radiofônica. A partir da metodologia hipotético-dedutiva, descreve as reinvenções tecnoculturais vivenciadas pelo rádio brasileiro ao longo da sua história, bem como as relações transversais dessa mídia com os aspectos sociais, políticos e econômicos do país. Aborda as perspectivas que se apresentam à práxis radiofônica com a inserção do aparato digital na produção, transmissão e recepção dos conteúdos. Analisa a relevância de se preservar a cultura do ouvir nos processos comunicativos da atualidade, sobretudo nos conteúdos digitais. Por fim, discute a importância da adoção de uma nova linguagem conteudística para o rádio, caracterizada pelas potencialidades oferecidas pelo cenário da convergência tecnológica.


Palavras-chave:  Cultura Midiática, Rádio Digital, Tecnologia, Reinvenção, Convergência