Intercom 2011
ResumoID:DT4-RM.616-1


DT4: DT 4 – GP Rádio e Mídia Sonora

ENTRE SCRIPTS E IRRADIAÇÕES: UMA ANÁLISE SOBRE AS FONTES QUE NOS POSSIBILITAM ESTUDOS DE PROGRAMAS EDUCACIONAIS RADIOFÔNICOS NAS DÉCADAS DE 1930 E 1940.

Patricia Coelho da Costa (UNIVERSIDADE DE SAO PAULO)

Resumo

Este texto apresenta uma reflexão sobre as dimensões oral e escrita presentes na linguagem radiofônica e, fundamentais, as investigações sobre a história da educação através do rádio. O objetivo é apontar para diferentes possibilidades de análise das diversas fontes, que envolvem a pesquisa do passado da radiofonia educacional, sejam elas escritas como roteiros, relatórios, textos, ou orais como as gravações dos programas. Em especial, o foco desta análise recai sobre as seguintes programações: Viagem através do Brasil, Universidade do ar e Ouvindo aprendendo, irradiadas entre o final da década de 1930 e início dos anos 1940. Sendo assim, o artigo possui uma abordagem multidisciplinar, pois seu objeto perpassa pelos campos da história, da história da educação e da comunicação.


Palavras-chave:  Rádio, História, Educação, Oralidade, Escritura