Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT1.587-1


IJ: Intercom Júnior - Jornalismo

PARCEIROS DO RJ: A REPRESENTAÇÃO DA ‘VOZ DO MORRO’ E A RECONFIGURAÇÃO DO FAZER JORNALÍSTICO

Geísi Viana Sabadini (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE); Kleber Mendonça (Universidade Federal Fluminense)

Resumo

O presente artigo se propõe a analisar os modos de representação e as estratégias de visibilidade do quadro "Parceiros do RJ", do telejornal RJTV 1ª edição, da Rede Globo. No momento em que há uma produção de discursos acerca da favela e de seus moradores em processo de transformação, a comunidade cobra uma maior identificação com os meios de comunicação tradicionais. Em contrapartida, por conta também de estratégias mercadológicas, vemos surgir um espaço para a produção dessas novas representações: o quadro Parceiros do RJ, produzido por jovens, não-jornalistas e moradores de comunidades cariocas. A partir deste panorama, serão analisadas, aqui, as características da mudança no processo de produção dos conteúdos jornalísticos, com a entrada deste novo ator e as relações, principalmente de poder, entre jornalistas e moradores destas regiões.


Palavras-chave:  Comunicação, Telejornalismo, Voz da Comunidade, Autoridade, Parceiros do RJ