Intercom 2011
ResumoID:DT6-CU.213-1


Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas

PRODUÇÃO INDEPENDENTE E REPRODUÇÃO SUBALTERNA DE MANGÁ NA CIBERCULTURA

Tatiane Hirata (Universidade Federal de Mato Grosso); Yuji Gushiken (Universidade Federal de Mato Grosso)

Resumo

As histórias em quadrinhos japonesas – chamadas de mangás – e sua contraparte independente, chamada de doujinshi, possuem, além da circulação oficial em forma de revistas impressas ou conteúdo digital pago, uma circulação digital e não licenciada engendrada pelos próprios fãs. Reunidos sob a prática do scanlation (digitalização e tradução), os fãs espalhados pelo mundo reinventam os processos de re-produção, circulação e consumo de mangá neste período marcado pelos processos de convergência midiática e demandas por formas sempre renovadas de rituais de sociabilidade no anonimato urbano. Relata ainda os modos como no capitalismo a produção de valor simbólico tende a torna-se produção de valor econômico na medida em que práticas midiáticas ditas ilegais tornam-se normativamente em trabalho. Este artigo se constitui na perspectiva dos estudos da comunicação como ciência da cultura.


Palavras-chave:  Scanlation, mangá, consumo subalterno, cibercultura, produção de subjetividade