Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT5.80-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Multimídia

NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA NO CIBERESPAÇO: O HIPERTEXTO COMO OBJETO DE FORMAÇÃO EDUCACIONAL

Mariana Ramos Pimentel (Universidade Estadual da Paraíba)

Resumo

O presente trabalho é uma pesquisa em andamento que busca compreender e verificar de que modo jovens do ensino médio de duas escolas em Campina Grande – PB lêem na Internet. Investigamos quais as estratégias de leitura que esses jovens utilizam, bem como se o uso do hipertexto pelas redes digitais pode contribuir para aumentar a percepção cognitiva do indivíduo. Utilizaremos como referencial teórico Marcuschi (2007; 2010) e Ribeiro (2007) para conceituar hipertexto e seus usos, as concepções de leitura por Kleiman (1993) e possíveis esquemas construídos pelo leitor ancorados em (Leffa, 1996), entre outros autores. A pesquisa observa o uso da interatividade, suas possibilidades na construção e disseminação dos saberes globais, e terá como procedimento técnico a pesquisa descritiva e qualitativa com aplicação de questionários.


Palavras-chave:  Hipertexto, Leitura, Novas tecnologias, Formação educacional