Intercom 2011
ResumoID:DT7-CC.33-2


Área: DT 7 – GP Comunicação para a Cidadania

O CARIRI CEARENSE: INTERAÇÕES COTIDIANAS E PRODUÇÃO DE SENTIDOS

Josuel Mariano da Silva (Universitat Pompeu Fabra)

Resumo

O trabalho exposto é resultado de minhas experiências como frequentador das feiras livres de Juazeiro do Norte, onde pude presenciar tanto as interações cotidianas entre vendedores e compradores, quanto observar a forma de os sentidos serem (re)definidos e os objetos assumirem valores simbólicos de uso, de signos ou de câmbio. Metodologicamente, apoiou-se nas „Derivas‟, pelo fato de as feiras constituírem espaços geográficos. Já o aporte teórico esteve em estudiosos como: Jesus Martin-Barberro (1997), por afirmar que a comunicação se tornou uma questão de mediações mais que de meios; e Maffesoli (1978), por mostrar que a comunicação é mais que um conjunto de mensagens disseminadas por meios diversos. Concluindo, acredita-se que as feiras livres de Juazeiro do Norte, além de um símbolo de resistência contra a força do Estado, representam, também, uma experiência de sociabilidade.


Palavras-chave:  Feira Livre, Espaço Público, Interações Cotidianas, Produção de Sentidos