XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT7-GC.3396-1


DT7: DT 7 – GP Geografias da Comunicação

POPULAR OU POPULARESCO? A ESTRATÉGIA DO SBT PARA O JORNALISMO LOCAL. UMA ANÁLISE DOS TELEJORNAIS SBT RIO E SBT RIO GRANDE.

Rafael Orazem Casé (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO)

Resumo

O SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) vem adotando uma linha editorial padrão para seus telejornais locais, baseada, principalmente, no noticiário policial e de cunho “denuncista”. A alteração do formato tem como principal objetivo a briga por audiência com a Rede Record, que veicula o telejornal Balanço Geral em 20 estados e no Distrito Federal. Seguindo esta linha do jornalismo dito popular, o SBT alterou seus telejornais locais, optando por um formato similar ao da concorrente, inclusive com a contratação de apresentadores com o mesmo estilo. Este artigo pretende analisar essas mudanças em dois telejornais específicos: o SBT Rio e o SBT Rio Grande; suas trajetórias, a ruptura com o antigo formato e a reação da audiência.


Palavras-chave:  Violência, Imprensa, Telejornalismo, Cidade
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