XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT5-CD.3349-1


DT5: DT 5 – GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas

CIBERCULTURA E A IMAGEM TELEVISIVA NO SÉCULO XXI: UMA NOVA ESTÉTICA PARA A TV DIGITAL?

Kamil Giglio (Universidade Federal de Santa Catarina); Maria José Baldessar (Universidade Federal de Santa Catarina)

Resumo

Este trabalho tem por intuito abordar as mudanças na linguagem estética televisiva, utilizando como base “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”, de Walter Benjamim (1936). Destarte, busca-se apresentar através de pesquisa bibliográfica, aspectos socioeconômicos e tecnológicos que influenciaram na democratização da produção visual, através do acesso a dispositivos digitais que transformaram a cultura, estabelecendo novos hábitos e crenças entre a população. Como resultado, busca-se contribuir nos debates e no processo de transformações culturais mediadas pelo televisivo, assim como apontar possíveis alterações na linguagem estética vigente nos meios tradicionais midiáticos.


Palavras-chave:  Vídeo, WebTV, Cultura, Linguagem televisiva, Estética televisiva
਍ഀ