XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-EL.3309-1


DT2: DT 2 - Epistemologia e Linguagem

CONCEITO DE INTERATIVIDADE NO ENSINO DA PUBLICIDADE

Dirceu Tavares de Carvalho Lima Filho (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

Ao solicitar a criação de um “anúncio interativo” e ele ao empregar meios digitais, como Facebook e Twitter, é avaliado como satisfatório mesmo sem ser relevante e memorável. A causa está na conceituação inadequada de interatividade. Concebo interatividade virtual pela concepção de Ogilvy de que toda publicidade deve conter uma “promessa relevante” e não botões para acessar arquivos. Associo interatividade ao conceito de “formação de compromisso” em Freud, que sutura signos das carências com desejos transgressivos do consumidor. A interatividade necessita de um choque entre dois signos “antagônicos” que gera um “estranhamento” e desequilíbrio psíquico, que o anúncio o re-equilibra virtualmente tornando-o eficaz, pois assim o consumidor torna-se co-autor da significação. O fim da interatividade virtual publicitária é atuar como um sonho desperto.


Palavras-chave:  publicidade, ensino, criação, interatividade, virtual
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