XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT2.3306-1


IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda

A ESTRATÉGIA PUBLICITÁRIA DE PERSUASÃO E DE SEDUÇÃO NA PUBLICIDADE਍ഀ CONTEMPORÂNEA

Marcelo Moreira Borges (Faculdades Integradas de Taquara)

Resumo

Este artigo objetivou analisar as estratégias utilizadas na produção dos discursos publicitários. Para tal, foram estabelecidas as principais diferenças entre as noções de਍ഀ persuasão e de sedução quando utilizadas como estratégias publicitárias. A intenção foi pensar se a estratégia de persuasão é pertinente na contemporaneidade. A hipótese਍ഀ primordial foi indicar o conceito de sedução como a mais adequada estratégia para se criar as mensagens publicitárias atualmente. Para isso, investigou-se dos fatores marcantes para cada um dos tipos de estratégia estudados e, através da análise fílmica de dois VT´s publicitários, um referente ao produto Fusca (década de 60) e outro ao New Beetle (2001 e 2002), ambos da empresa Volkswagen, foi possível compreender e indicar a estratégia mais adequada para os dias de hoje.


Palavras-chave:  Persuasão, Sedução, Publicidade, Discurso Publicitário, Pós-modernidade
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