XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-ME.3240-1


DT2: DT 2 - Marcas e Estratégias

COMO AS TVS PENSAM SUAS PRÓPRIAS MARCAS? UM OLHAR SOBRE O POSICIONAMENTO DE MARCA DA TV RECORD E TV GLOBO NOS TELEJORNAIS DAS 20 HORAS (2007-2009)

Adriano de Oliveira Sampaio (Universidade Federal da Bahia)

Resumo

Neste artigo, buscamos compreender as estratégias de construção do posicionamento de marca das duas emissoras líderes de audiência no país (TV Globo e Record), através de um dos seus principais programas carro-chefe no horário nobre: o telejornal das 20 horas. Para tanto, utilizamos como de proposta análise o domínio do posicionamento discursivo aplicado aos produtos midiáticos. No final do texto, apresentamos o mundo possível construído pelos telejornais Jornal da Record e Jornal Nacional, bem como as suas promessas e estratégias de fidelização em relação ao público.


Palavras-chave:  Marca, Posicionamento discursivo, TV Globo, TV Record
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