XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CD.3232-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Educação

A LINGUAGEM AUDIOVISUAL NO PROCESSO EDUCATIVO E NO INCENTIVO À LEITURA: O CASO DO PROGRAMA MUNDO DA LEITURA

Denise Jorge Serafini (Universidade de Passo Fundo)

Resumo

O estudo consiste em analisar a forma como o recurso audiovisual é utilizado no processo educativo e as mediações estabelecidas na sua recepção em sala de aula. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, mediante observação de campo, entrevista em profundidade e questionário com estudantes. A pesquisa trata a prática de utilização do programa audiovisual Mundo da Leitura no incentivo à leitura. O texto articula conceitos sobre compreensão da leitura, linguagem audiovisual como estímulo para a aprendizagem e relações do professor com a mídia. Propõe também, com base em uma aproximação entre os Estudos Culturais e os Estudos de Recepção, a análise das fontes de mediação ativadas pelo uso do programa. A partir das leituras realizadas e diante do confronto com os achados, apontamos para a potencialidade do recurso, considerando principalmente o contexto de recepção e as mediações.


Palavras-chave:  Linguagem Audiovisual, Estudos Culturais, mediação, Mundo da Leitura, Estudos de Recepção
਍ഀ