XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT5-CD.3207-1


DT5: DT 5 – GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas

PRODUCT PLACEMENT: INTEGRAÇÃO ENTRE MARCAS E NARRATIVAS AUDIOVISUAIS

Licínia de Freitas Iossi (Universidade Estadual Paulista)

Resumo

No Brasil utilizamos o termo merchandising para a inserção de produtos ou marcas dentro das narrativas, mas o termo com melhor definição é o product placement, que podemos traduzir para “colocação de produto”. O product placement consiste em inserir mensagens publicitárias no conteúdo dos programas de televisão, filmes, games, entre outros de forma sutil, sem que o espectador possa rejeitar essas mensagens comerciais. As fronteiras que separam o conteúdo editorial do conteúdo comercial tem se reduzido, criando novas relações entre a propaganda e o espectador e/ou consumidor. Alguns fatores como falta de atenção, maior interação com a marca dentro da narrativa, maior realismo da narrativa e outros pontos, têm contribuído para que essa técnica aumente em uma das mídias mais convencionais como a televisão.


Palavras-chave:  publicidade, propaganda, product placement, merchandising, televisão
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