XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT4-RM.3188-1


DT4: DT 4 – GP Rádio e Mídia Sonora

CARTOGRAFIAS DA CREDIBILIDADE NO RADIOJORNALISMO EDUCATIVO

Edgard Patrício (Univeridade Federal do Ceará)

Resumo

O rádio sempre foi considerado um meio de comunicação unidirecional. Nele, a comunicação partiria de um emissor até chegar a um determinado receptor. O segundo ficaria a mercê do primeiro, preso às suas determinações. Estudos recentes no campo da comunicação, no entanto, tentam ultrapassar essa abordagem. Colocam esse receptor como um componente ativo. Na intenção de compreender como poderia se potencializar, na interação, o princípio educativo, é que encontramos como processos fundamentais as noções de confiança e credibilidade. E é na tentativa de entendermos como se dá a construção da confiança e da credibilidade do ouvinte de rádio é que chegamos a uma cartografia da credibilidade-confiada, aqui já configurada como uma categoria que une os dois conceitos.


Palavras-chave:  Rádio, Educação, Credibilidade
਍ഀ