XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT5-CI.3185-1


DT5: DT 5 - GP Cibercultura

ADAPTAÇÃO DE DINÂMICAS DE DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDO INFORMATIVO. VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA OCUPANDO ESPAÇOS EM SITES DE REDES SOCIAIS

Debora Cristina Tavares (Universidade Federal de Mato Grosso); Vitor Busnardo Torres Teixeira (Universidade Federal de Mato Grosso)

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo das práticas de inserção de veículos de comunicação de massa, que utilizam da comunicação um-todos, de acordo com a definição de Lévy, em redes sociais na Internet, onde a comunicação é todos-todos. O artigo tem como objeto o perfil no Twitter da TV Centro América, retransmissora da Rede Globo no estado de Mato Grosso. A pesquisa coletou e classificou as mensagens publicadas no site de rede social quanto ao valor do capital social (visibilidade, popularidade, autoridade e reputação) gerado a partir do tipo de mensagem, considerando uso do Twitter, tipo de link, caminho do link e RT. A análise feita aponta para a tendência da manutenção da comunicação broadcaster, mesmo com a aproximação entre emissores e receptores buscar uma descentralização de produção de conteúdo.


Palavras-chave:  cibercultura, redes sociais na Internet, capital social, Twitter
਍ഀ