XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CC.3154-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação, Ciência, Meio Ambiente e Sociedade

A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE NA PUBLICIDADE – ANÁLISE DO DOCUMENTÁRIO UMA VERDADE INCONVENIENTE

Fabiana Cristina Perin (Universidade Anhanguera-Uniderp)

Resumo

O conceito de sustentabilidade na mensagem publicitária adquire cada vez mais importância. Hoje temos a necessidade de conscientização das empresas para a sustentabilidade e a mudança no perfil do consumidor, hoje na sua maioria, mais exigente, mais consciente e começando a mudar seus hábitos. A publicidade alcança conscientiza, fazendo uso de estratégias como retórica, persuasão e semiótica, entre outras existentes nos esforços de comunicação das empresas. Historicamente o documentário, em uma de suas vertentes, aproxima-se das premissas publicitárias ao divulgar e procurar convencer o público a respeito de idéias e conceitos. Desse modo, busca-se verificar a construção de sentido do conceito de sustentabilidade no documentário Uma Verdade Inconveniente – Al Gore.


Palavras-chave:  Sustentabilidade, Publicidade, Documentário
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