XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CU.3142-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas

CULTURAS URBANAS, CENA MIDIÁTICA E POLÍTICAS DE VISIBILIDADE:਍ഀ COMUNICAÇÃO E CONSUMO EM UM COLETIVO JUVENIL BRASILEIRO

Rosamaria Luiza de Melo Rocha (ESPM); Denise de Paiva Costa Tangerino (ESPM)

Resumo

਍ഀ Tomamos como guia norteador políticas de visibilidade juvenis articuladas a contemporâneas culturas de consumo. Os sujeitos juvenis são analisados em suas práticas de consumo (de materialidades e comunicacionais) e em suas estratégias para se tornarem visíveis em espaços urbanos e virtuais. Em termos metodológicos, utiliza-se um enfoque múltiplo, abarcando investigação teórica, observação etnográfica e investigação documental. Tais instrumentos alinham-se a algumas teorias decisivas: as teorias da comunicação latino-americanas e estudos da juventude਍ഀ


Palavras-chave:  Política de Visibilidade, Juventude, Politicidade, Straight Edge
਍ഀ