XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-SC.3126-1


DT8: DT 8 – GP Semiótica da Comunicação

CANTANDO ESPALHAREI POR TODA PARTE: “AS BROMILÍADAS” E O DIÁLOGO ENTRE PUBLICIDADE E LITERATURA

Lívia Silva de Souza (Universidade de São Paulo)

Resumo

O estudo da atividade publicitária no Brasil, particularmente de suas primeiras décadas, aponta para a participação de poetas e escritores como redatores de anúncios. Exemplo disso é a série de anúncios do xarope Bromil, redigida pelo poeta Bastos Tigre e intitulada “As Bromilíadas”. Estes anúncios ocupam um espaço de intersecção entre os discursos publicitário e literário, em relação dialógica, prestando-se à análise da produção de sentido da comunicação publicitária na interface com o discurso literário, do ponto de vista da Análise do Discurso.


Palavras-chave:  Publicidade, Literatura, Interdiscursividade, Dialogia, Produção de Sentido
਍ഀ