XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT1-TE.3124-1


DT1: DT 1 – GP Telejornalismo

TELEJORNALISMO: DA AUDIÊNCIA PRESUMIDA AOS CO-PRODUTORES DA NOTÍCIA

Fabiana Cardoso de Siqueira (Universidade Federal de Pernambuco); Alfredo Eurico Vizeu Pereira Júnior (Universidade Federal de Pernambuco); Heitor Costa Lima da Rocha Rocha (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

O presente artigo é fruto de mais de quinze anos de estudos na área de telejornalismo e tem por finalidade apresentar um panorama das investigações realizadas a respeito das rotinas produtivas, em especial, sobre a “ponte” que integra a produção à “recepção”. Os primeiros estudos apontaram para a hipótese da audiência presumida, ou seja, da formação de uma imagem da audiência pelos jornalistas. Atualmente, o interesse da pesquisa está direcionado à análise da participação cada vez mais efetiva das audiências, por meio da co-produção da notícia nos telejornais, com a captação e o envio de imagens. Também foi estudado o papel do telejornal como um lugar de referência e as possíveis contribuições da participação e da intervenção do telejornalismo no espaço਍ഀ público.


Palavras-chave:  telejornalismo, audiência presumida, co-produção
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