XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-EL.3111-1


DT2: DT 2 - Epistemologia e Linguagem

A IRONIA E O GROTESCO PARA PUBLICITÁRIO VER

João Luiz Anzanello Carrascoza (ESPM)

Resumo

Os publicitários se valem de diversos recursos retóricos para divulgar produtos e serviços, assim como causas sociais e plataformas políticas. Quando produzem material para divulgar no campo os seus trabalhos, ou seja, quando o target são os seus próprios pares, a ironia se destaca, por vezes na forma do grotesco, como figura retórica central. Fato que denota não só uma escolha, mas revela ser parte do habitus profissional (Bourdieu). Neste artigo, discutiremos a retórica que sustenta a publicidade feita unicamente para o consumo dos publicitários, analisando a cena enunciativa (Maingueneau) de anúncios de duas campanhas veiculadas em épocas distintas: uma, de 2005, do Clube de Criação de São Paulo e, outra, de 2010, da produtora de comerciais Corporação Fantástica.


Palavras-chave:  Publicidade, retórica, ironia, grotesco, habitus
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