XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT7-CR.3107-1


DT7: DT 7 – GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local

IDENTIDADE, TERRITÓRIO E MÍDIA: VISIBILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO

Joseline Pippi (Universidade Federal do Pampa)

Resumo

Em meio à tessitura virtual de identidades possibilitada pela globalização, a mídia surge como vitrine das mais diversas marcas culturais, visibilizando-as num imbricado conti-nuum espetacular estrategicamente voltado para auto-afirmação. Ultimamente tem-se verificado a apropriação do fazer midiático por parte de instituições comprometidas com o desenvolvimento com o intuito de garantir seu espaço fixo como na mídia, com o objetivo de ofertar-se como mercadoria a ser consumida. O presente artigo reflete sobre as relações entre visibilidade midiática, identidade territorial e desenvolvimento, tendo como ponto de partida a experiência do Caderno Quarta Colônia. Interessa desvendar como um produto midiático é utilizado como meio de garantir a existência pública, ob-jetivando assoalhar nestas estratégias de desenvolvimento local.


Palavras-chave:  Identidade, mídia, desenvolvimento
਍ഀ