XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT5-CI.3103-1


DT5: DT 5 - GP Cibercultura

A HIPER-REALIDADE EM CLEYCIANNE: EFEITOS DE VERDADE A PARTIR DA PARÓDIA

Cecília Almeida Rodrigues Lima (Universidade Federal de Pernambuco); Adriana Maria Andrade de Santana (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

Este artigo investiga a criação de um efeito de verdade, criado por blogs de humor, assinados por personagens falsos. Para isso, será utilizado como referência o blog de Cleycianne. Evangélica, bastante puritana e preconceituosa, os textos publicados pela personagem são levados a sério por muitos visitantes, que não se dão conta de que se trata de uma piada. Como a paródia não é clara, a não ser pela nota colocada no final da página, a inversão da realidade gera um efeito da própria realidade a ser parodiada, ultrapassando o próprio conceito de paródia. Isso gera comentários ambíguos, alguns discordam da personagem e outros, que são raros, concordam com ela, apesar de não ser claro se os comentários são sérios ou intencionalmente cômicos. Para o estudo, entre outros, serão utilizados conceitos de paródia, de Hutcheon, e simulacro, de Baudrillard.


Palavras-chave:  Efeito de Verdade;, Simulação, Blog, Paródia
਍ഀ