XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT7-MC.3092-1


DT7: DT 7 – GP Mídia, Cultura e Tecnologias Digitais na América Latina

A EMERGÊNCIA DO PROSUMER NA AUDIÊNCIA DOMÉSTICA DE PRODUTOS AUDIOVISUAIS: UM ESTUDO COM TELESPECTADORES PAULISTANOS.

Eduardo Ginesi da Silva (Universidade Nove de Julho); Sérgio Luiz do Amaral Moretti (Universidade Nove de Julho); Venilton Reinert (Universidade Regional de Blumenau)

Resumo

O hábito de assistir a produtos audiovisuais (filmes, séries de TV e show) em casa pode estar sendo modificado pelo fácil acesso a várias opções de meios (canais) impulsionados pelo avanço tecnológico. Poucas são as publicações sobre este tema no Brasil. Este estudo procura contribuir para ampliar o conhecimento neste campo analisando o comportamento do telespectador doméstico paulistano na perspectiva de um novo tipo de consumidor/telespectador, o prosumer. Aplicou-se um survey com 483 estudantes paulistanos cursando pós-graduação. Os resultados mostraram que os meios de acesso a produtos audiovisuais em casa sugerem existir grupos de usuários distintos. Expressivos 69% dos participantes utilizam a Internet com muita freqüência, ambiente natural do prosumer e transitam por todos os meios analisados.


Palavras-chave:  prosumer, produtos audiovisuais, telespectador doméstico, tecnologias de informação, Internet
਍ഀ