XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT7-GC.3088-1


DT7: DT 7 – GP Geografias da Comunicação

GESTÃO, TENDÊNCIAS E ESTRATÉGIAS NO MERCADO DOS MEDIA EM PORTUGAL

João Paulo de Jesus Faustino (UP)

Resumo

Parte deste paper resulta de um amplo estudo promovido pelo autor intitulado “Análise e Prospectiva dos Media: Tendências, Mercado e Emprego”, levado a cabo pela Media XXI – Consulting, Research & Publishing. O estudo, realizado entre 2006 e 2009, pretendeu, por um lado, suscitar a reflexão, à luz de possíveis cenários futuros, sobre a actividade dos media, sobretudo numa perspectiva empresarial, e, por outro, analisar os impactos das novas tecnologias ao nível da gestão, competências e do mercado de trabalho, aplicada à realidade portuguesa embora não ignorando a sua inclusão num contexto internacional. É neste âmbito que se identificam, descrevem e analisam algumas tendências com vista a gerar elementos para uma abordagem situacional e prospectiva da indústria dos media.


Palavras-chave:  tendências, prospectiva, gestão, profissões, concentração
਍ഀ