XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT7-GC.3080-1


DT7: DT 7 – GP Geografias da Comunicação

COMUNICAÇÃO E IDENTIDADES: A PRODUÇÃO JORNALÍSTICA POR MEIO DO CIRCUITO DA CULTURA

Carina Hörbe Weber (Universidade de Santa Cruz do Sul)

Resumo

Este artigo objetiva analisar o comportamento estratégico-editorial dos jornais impressos em relação aos públicos consumidores e ao território em que estão inseridos. A intersecção do jornalismo ao circuito da cultura remete ao modo de atuação dos jornais impressos mediante os receptores e o território onde estão localizados e, ainda, às articulações que efetuam desde a produção, à circulação e ao consumo – o que contempla a construção de traços identitários desses meios pela intermediação dos produtos culturais e capitalistas formulados que, por sua vez, precisam ser pertinentes aos públicos que se pretendem. Assim, o jornalismo – enquanto processo produtivo -, valoriza as predisposições da agenda e da opinião públicas, visto que a mídia se constitui relevante instituição social e estímulo permanente ao desenvolvimento.


Palavras-chave:  jornalismo, circuito da cultura, cultura da mídia, identidades, desenvolvimento
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