XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-CT.3045-1


DT8: DT 8 - GP Comunicação, Turismo e Hospitalidade

REPRESENTAÇÃO DOS LUGARES NA COMUNICAÇÃO TURÍSTICA DA AMÉRICA LATINA

Thiery Okuyama Silva Murakami (Universidade Federal do ABC); Margarethe Born Steinberger-elias (Universidade Federal do ABC)

Resumo

O objetivo geral deste trabalho é caracterizar a linguagem do turismo e investigar como as representações sociais podem converter espaços geográficos em espaços turísticos na América Latina. A especificidade da linguagem do turismo e as condições de produção das representações do campo turístico serão avaliadas através de três caminhos. O primeiro é o da Semiótica do Turismo, que permite categorizar espaços geográficos e explorar sua contrapartida como espaço turístico. O segundo é o da Ontologia do Turismo, baseado no conceito de redes semânticas compostas de unidades lexicais que funcionam como descritores de destinos turísticos. E o terceiro explora a possibilidade de construir léxicos computacionais do Turismo. A motivação do trabalho é a possibilidade de criar uma rede integrada de bancos de conteúdo que atendam a demanda de informação sobre turismo na América Latina.


Palavras-chave:  representações sociais, espaço geográfico, espaço turístico, categorização semântica, ontologias
਍ഀ