XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-EL.3031-1


DT2: DT 2 - Epistemologia e Linguagem

SOBRE ARTE, DESIGN GRÁFICO E PUBLICIDADE

Itanel Bastos de Quadros Junior (Universidade Federal do Paraná)

Resumo

O artigo aborda o entrelaçamento da arte, do design gráfico e da publicidade a partir do final do século XIX até a atualidade. As artes visuais são uma expressão fundamental do design gráfico e, por extensão, da publicidade. A abordagem “artística” em publicidade se expressa através de projetos gráficos de comunicação visual que se renovam a cada peça ou campanha. Isto implica num desafio constante aos profissionais de criação publicitária e abarca técnicas e habilidades específicas com o objetivo de estabelecer a melhor combinação dos elementos. Tudo para comunicar de forma mais eficaz e atrativa possível a mensagem do anunciante à sua audiência.


Palavras-chave:  arte, artes-visuais, design-gráfico, publicidade, propaganda
਍ഀ