XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT1.2986-1


IJ: Intercom Júnior - Jornalismo

QUANDO A ORIGINALIDADE DÁ LUGAR À VELOCIDADE NA WEB: ਍ഀ UM ESTUDO DAS FONTES DO JC ONLINE਍ഀ

Carlysângela Silva Falcão (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

Considerando a teoria do newsmaking, que percebe grande influência dos contextos de produção no produto final jornalístico, este estudo procurou observar de perto os bastidores do jornalismo online para entender de que forma a plataforma digital (re)define a relação dos profissionais com suas fontes e a aplicação que os jornalistas fazem de alguns valores-notícia. Para isso, analisou-se as manchetes da home do portal mais acessado do Norte/Nordeste, o JC Online, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), no período da terceira semana de março de 2010, tendo como ponto de comparação, as páginas principais do impresso pernambucano Jornal do Commercio. O método utilizado foi a observação participante, somado à realização de entrevistas com profissionais e à experiência de estágio desta pesquisadora.


Palavras-chave:  webjornalismo, valor-notícia, newsmaking, fontes, velocidade
਍ഀ