XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT7-CR.2985-1


DT7: DT 7 – GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local

AS IDENTIDADES CULTURAIS NA PUBLICIDADE: O CASO COCA-COLA NA COPA DO MUNDO 2010

Cassio de Borba Ramos (Universidade de Santa Cruz do Sul)

Resumo

O presente texto faz uma reflexão sobre as identidades culturais na publicidade, abor-dando o multiculturalismo e a identidade nacional como vertentes da construção dessas identidades. Tendo como objeto de análise a campanha publicitária da Coca-Cola na Copa do Mundo 2010, se propõe aqui observar como as identidades culturais de uma região são construídas e divulgadas para o mundo através da mídia. Apoiada pelo atri-buto de veracidade da mídia, a publicidade vende para a sociedade global uma identida-de cultural construída em seu conteúdo, bem distante da realidade social a qual repre-senta.


Palavras-chave:  Comunicação, Multiculturalismo, Publicidade, Identidades Culturais
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